A Ampro – Associação do Ministério Público de Rondônia, entidade civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ nº. 045645222/0001-77.

A referida associação foi fundada no dia 23 de outubro de 1982 e declarada de utilidade pública pelo Decreto nº. 3.024, de 05 de outubro de 1.987, sendo composta de membros do Ministério Público do Estado de Rondônia ativos e inativos, além dos sócios beneméritos, honorários, facultativos, pensionistas, dependentes e vinculados.

A Ampro ocupa atualmente uma sala no 1º andar do edifício sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho, localizado na Rua Jamari, nº. 1555 – bairro: Olaria.

A associação tem como objetivos, dentre outros, promover a unidade institucional do Ministério Público, defender os direitos, garantias, prerrogativas, interesses e reivindicações dos membros do Ministério Público, prestar apoio aos membros no exercício de suas funções, congregar os membros, promovendo a cooperação e a solidariedade, de modo a estreitar e fortalecer a união e a integração da classe.